sábado, 12 de dezembro de 2009

Look-Guia de etiqueta fashion

Guia de etiqueta fashion – 10 respostas úteis para mulheres brilhantes
Descubra mentiras e verdades sobre as (des)combinações que você pode fazer

Acertar no visual nem sempre é fácil. Muitas vezes surge aquela dúvida cruel na hora de se arrumar: “será que esse cinto dá certo com essa bolsa?”, ou “esse esmalte fica bonito com o meu vestido?”. Para acertar na produção e não precisar carregar mil revistas de moda por aí, é muito melhor ter em mente noções básicas de bom gosto e conhecer o próprio estilo. Com a ajuda da Alessandra Campanha, consultora de marketing de moda da empresa Campanha Consultoria, daremos um guia de etiqueta fashion pra você. Confira as respostas que a especialista em moda deu a algumas das questões mais frequentes do universo feminino quando o assunto é (des)combinar roupas, cores e acessórios.

1 - A bolsa tem que combinar com o sapato? E com o cinto?
Alessandra Campanha: Não. Na verdade, as pessoas se acostumaram a fazer essa combinação porque na década de 80 era muito comum comprar o conjuntinho, né? Hoje em dia a moda é bem mais democrática. O importante é adaptar as tendências ao seu estilo, e o caminho pra combinar passa por aí: veja qual é o estilo de um acessório e tente usar com outro complemento do mesmo tipo. Não precisa procurar um sapato que tenha a mesma cor, textura ou o mesmo material da sua bolsa. A maior dificuldade que as mulheres têm é identificar qual é o estilo da peça. Quando você consegue perceber isso, dá pra combinar ou descombinar qualquer produção com bastante criatividade.

2 - Esmalte escuro é permitido no ambiente de trabalho?
AC: Depende do ambiente de trabalho. Em geral, o ideal é optar por aquilo que é discreto mas valoriza as características positivas do seu perfil. De acordo com as últimas tendências para as unhas, o esmalte escuro fica mais legal nas unhas médias, ou seja, quando a unha não ultrapassa o comprimento do seu dedo.

3 - Nos casamentos, é permitido usar roupa preta? E branca?
AC: Preto pode. Geralmente, os convidados que não têm muita ligação com a noiva costumam optar pelo preto porque é uma cor mais versátil, que já existe no armário. Agora, se você vai ser madrinha é melhor consultar a noiva e saber se ela não se importa em ter um preto no altar. Dá pra substituir esse tom por um verde musgo ou azul marinho. Branco nem pensar, é a cor da noiva! Se for uma nuance, tipo marfim, ou um tecido estampado que tenha fundo branco, tudo bem.

4 - Dá pra usar brilho de dia?
AC: Depende da ocasião e do estilo de quem pergunta. Se você é gerente e tem um jantar de negócios, por exemplo, e usa uma seda com brilho, fica legal. Sapato de verniz também é uma opção de brilho, mas nem sempre cabe num ambiente como o escritório. Lantejoula e tafetá pedem bom senso na hora da escolha... Mas pode usar brilho sim, afinal a moda é democrática. É mais uma questão de avaliar o tecido e o tipo de aplique e pensar se ele vai ficar harmônico no ambiente.


5 - Combinar lingerie pode?
AC: Muitas marcas de moda praia e de lingerie já trazem a tendência de misturar. Os conjuntos são pensados de uma forma diferenciada, e mesmo que tenham a estampa ou o bordado diferente vêm com o tecido igual e as cores harmonizadas. Pra descombinar tem que ir na mesma linha dos acessórios e buscar peças que tenham o mesmo estilo, aí dá pra fazer uma produção bem moderna. Já combinar lingerie com a roupa depende do ambiente e do estilo da pessoa. Quem é mais sensual deixa aparecer algum detalhe da roupa de baixo de propósito. O sutiã neon, que tá super em alta, é pra ambientes totalmente casuais – supermercado, uma ida ao banco ou um passeio na rua. Ele vem pra dar um detalhe especial à roupa.

6 - Sobre os acessórios: como combinar dourado e prateado? Dá pra misturar pedras e texturas diferentes sem ficar exagerado?
AC: Depende do estilo. Colares, brincos e anéis precisam estar dentro da mesma proposta de estilo, e se for assim dá pra usar dourado, prata e bronze ao mesmo tempo. Hoje em dia tem se evitado usar brinco e colar, pulseira e anel... Porque já que o acessório virou um ponto forte da roupa, com presença, é melhor usar uma peça distante da outra - brinco e anel, colar e pulseira. Numa festa, por exemplo, tem maquiagem, cabelo, brinco e colar... É muita informação na parte de cima do corpo. É melhor espalhar as peças. E lembrar que menos é mais.

7 - Como usar cores quentes no dia a dia?
AC: Uma mulher criativa e sensual gosta de usar cores quentes com frequência. Ela tem uma personalidade mais marcante, diferente das discretas que não gostam de aparecer. Então isso está muito mais associado à personalidade, se a sua é ligada às cores quentes claro que pode usar. É só tentar equilibrar com peças mais neutras.

8 - Que cuidados a mulher deve ter na hora de sobrepor cores numa produção?
AC: Tem algumas formas de compor o visual sem se perder. Você pode optar pelo contraste, fazem um tom sobre tom, as descoladas podem deixar um toque de flúor na roupa [cores fluorescentes] ou harmonizar a produção seguindo uma cartela de cores: Rosa com vermelho, verde e azul, cinza e preto, bege e branco...

9 - Tem como usar scarpin branco ou calça branca sem perder a elegância?
AC: Sapato branco não é um item versátil, chama a atenção demais. Então se for pra usar, é melhor combinar com um jeans e regata branca. Com a parte de cima em tons muito contrastantes pode ficar gritante, então vai ficar bem em quem quer fazer um estilo dramático e se destacar pelo sapato. A calça branca já é mais casual, pode ser usada com uma parte de cima colorida sem problemas. O importante é ficar atenta ao tecido: na calça social o branco pode deixar as pernas muito evidentes, já se for jeans ou de sarja não tem esse problema.

10 - A maquiagem tem que combinar com a roupa?
AC: Não mesmo. O bacana é descombinar com harmonia, se você põe uma sombra da cor do vestido pode ficar pesado demais. É legal apostar em tons mais neutros ou que façam parte da mesma cartela de cores que a roupa.

Créditos:Equipe Brilhante

Nenhum comentário: